METODOLOGIA DA MATEMÁTICA


O ensino da fração no início do Ensino Fundamental é tão importante quanto qualquer processo de ensino aprendizagem de matemática. Sobre esse estudo leu-se que elas diferenciam entre si de acordo com a sua representação e consequentemente sua escrita.

Considerando tal importância assinale a alternativa que apresenta a escrita correta das frações representadas nos desenhos abaixo.


representacao_de_fracao_at.3.png


7/12,   1  2/4   ou   6/4,    2/2,    4/2


12/7,   1  2 /4   ou   6/4,    2/2,     4/2


7/12,    1  4/2   ou   4/6,    2/2,     4/2


12/7,   1  4/2   ou   6/4,   2/2,     4/2


7/12,    1  2/4    ou   6/4,    2/2,    2/4

Em uma olimpíada na universidade foram distribuídas 18 medalhas para futebol de salão e 12 medalhas para queimada. O time da turma de Pedagogia jogou futebol e ganhou 11 das 18 medalhas. E o time da turma de Letras ganhou 9 das 12 medalhas.

Com base nestas informações quais as frações que representam as medalhas que cada um dos times ganharam? 

Assinale a única alternativa correta.


Pedagogia (7/18) e Letras (3/12)


Pedagogia (18/12) e Letras (11/9)


Pedagogia (7/3) e Letras (12/18)


Pedagogia (18/11) e Letras (12/9)


Pedagogia (11/18) e Letras (9/12)

As operações aritméticas

A palavra aritmética deriva da palavra grega arithmos, que significa número. A aritmética é a parte da matemática que estuda as propriedades dos números e as operações que se possam realizar sobre esses números, nos diferentes conjuntos numéricos.  (CENTURIÓN, Marília. Números e operações. p.88,1995.)

É comum uma criança ao tentar resolver um problema, perguntar: “a operação é de ‘mais’ ou de ‘menos’?”, é para multiplicar ou dividir? Perguntas como estas comprovam que a criança não conseguiu identificar no problema as ideias envolvidas e não associou logicamente a essas operações as operações a serem realizadas.

 

Isso posto, o domínio do sistema de numeração decimal é imprescindível para compreensão dos algoritmos das operações em N. Com base nesta afirmação assinale a alternativa errada.


A operação da subtração em N envolve três idéias: de retirar; comparar e aditiva de completar. A pergunta: “ Com quantos vai ficar?” está relacionada a ideia de completar. Podemos comparar quantidades perguntando: “Quanto uma tem a mais que a outra?” E para comparar temos uma pergunta como:”Quantos (o) a mais?”. A ideia de retirar nos remete a pergunta: “ Quanto deverá adquirir para ficar com a mesma quantidade que eu?”.


Associativa (2 x 4) x 3 ou 2 x (4 x 3), elemento neutro 1 x 3 = 3 x 1, comutativa 5 x 2 = 2 x 5, fechamento 4 x 6 =24 e distributiva 2 x (2 + 3) = 2 x 2 + 2 x 3 , são propriedades da multiplicação.


A operação de adição está ligada a situações que envolvem as ações de reunir ou juntar e de acrescentar. Para  a ideia de reunir ou juntar, temos a pergunta: quantos ao todo? Na ideia de acrescentar o aluno encontrará pergunta como: Com quantas vai ou vão ficar?


A multiplicação é a soma de parcelas iguais. “No primeiro ano, entre as atividades de adição, devem ser incluídas adição com mais de duas parcelas e também com parcelas iguais.”  (ROSA, Ernesto, Didática da Matemática. p.110, 2010.)


O termo “vai um” significa o transporte de uma ordem para a ordem imediatamente superior, que significa “vai uma dezena, uma centena, uma milhar” e, assim, sucessivamente para as ordens seguintes.

Segundo o PCN de Matemática, um dos critérios de avaliação de para o segundo ciclo é: ler, escrever números naturais e racionais, ordenar números naturais e racionais na forma decimal, pela interpretação do valor posicional de cada uma das ordens.

 Ao raciocinar sobre os números racionais como se fossem naturais, os alunos acabam tendo que enfrentar vários obstáculos. Analise-os abaixo e classifique-os em verdadeiro (V) ou falso (F).

 

(    ) um deles está ligado ao fato de que cada número racional pode ser representado por diferentes (e infinitas) escritas fracionárias; por exemplo, 1/3, 2/6, 3/9 e 4/12 são diferentes representações de um mesmo número. 

(    ) outro diz respeito à comparação entre racionais: acostumados com a relação 3 > 2, terão que construir uma escrita que lhes parece contraditória, ou seja, 1/3 < 1/2.

 (    ) se o “tamanho” da escrita numérica era um bom indicador da ordem de grandeza no caso dos números naturais (8.345 > 41), a comparação entre 2,3 e 2,125 já não obedece ao mesmo critério. 

(    ) se ao multiplicar um número natural por outro natural (sendo este diferente de 0 ou 1) a expectativa era a de encontrar um número maior que ambos, ao multiplicar 10 por 1/2 se surpreenderão ao ver que o resultado é menor do que 10.

(    ) se a sequência dos números naturais permite falar em sucessor e antecessor, para os racionais isso não faz sentido, uma vez que entre dois números racionais quaisquer é sempre possível encontrar outro racional; assim, o aluno deverá perceber que entre 0,8 e 0,9 estão números como 0,81, 0,815 ou 0,87.

 

É correto o que se afirma em:


V, F, V, F, V


V, V, F, F, V


V, V, V, V, V


V, V, F, V, V


V, V, V, F, F

Para sabermos se um número é divisor de outro, basta dividi-lo por uma sequencia de números, e essa divisão deverá ser exata. Por exemplo: 1, 2, 3 e 6 são divisores do número 6. Logo, 6 é divisível pelos números 1, 2, 3 e 6.

Fazendo uma analogia sobre a associação entre divisores e múltiplos, temos que: se 6 é divisível por 2, então, 6 é múltiplo de 2.

 

Sobre múltiplos e divisores leia e analise as alternativas abaixo e em seguida assinale a única alternativa errada. 


42, 49, 56, 63  são múltiplos de 7 compreendidos entre 40 e 70.  


1, 2, 3, 4, 6, e 12  são múltiplos de 12. 


0, 3, 6, 9, 12, 15 e 18   são múltiplos de 3  menores que 20.


732 é divisível por 4 porque  o número 32 é também é divisível por 4.     


342  é divisível por 1, 2, 3, 6 e por 9

Um número é múltiplo de outro quando o primeiro é resultado da multiplicação entre o segundo e algum número natural. Nesse mesmo caso, também é possível dizer que o segundo é divisor do primeiro.

6 : 2 = 3    logo,    2 x 3  = 6

Fazendo uma analogia sobre a associação entre divisores e múltiplos, temos que: se 6 é divisível por 2, então, 6 é multiplo de 2.

Sobre multiplos e divisores temos as afirmativas abaixo. Leia-as analise e classifique-as em verdadeiro (V) ou falso (F). 

 

  • 732 é divisível por 4 porque  o número 32 é também é divisível por 4.       
  • 0, 3, 6, 9, 12, 15 e 18   são múltiplos de 3  menores que 20.
  • 1, 2, 3, 4, 6, e 12  são multiplos de 12.
  • 342  é divisível por 1, 2, 3, 6 e por 9
  • 42, 49, 56, 63  são múltiplos de 7 compreendidos entre 40 e 70. 

É correto apenas o que se afirma em:


F, V, F, V, V


V, V, F, V, V


V, F, F, V, V


V, V, F, V, F


V, V, V, V, V

As crianças desde muito cedo realizam contagens e relacionam pequenas quantidades a essa contagem. Elas contam no dedo, contam com palitos dentre outros objetos. Para sistematizar o processo de contagem, estabelecer a relação número quantidade e compreender o sistema de numeração, o professor pode utilizar o material Dourado.

 

“Material Dourado é um dos materiais idealizados pela médica e educadora Maria Montessori. Ele tem como foco o trabalho com a matemática. Apesar de ter sido elaborado para o trabalho com aritmética, seguiu os mesmos princípios montessorianos sobre a educação sensorial”. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Material_Dourado. Acesso em: 07/02/2017.

 

Leia e analise as alternativas abaixo, em seguida assinale a alternativa que não corresponde a característica ou aplicabilidade desse recurso na sala de aula.


O Material Dourado é composto por cubinhos que representam as unidades, por barrinhas que representam as dezenas, por placas subdivididas em cem cubinhos que representam as centenas e por um cubo grande; que representa a unidade de milhar.


O Material Dourado é constituído por bastões e contas douradas. Cada bastão representa uma ordem. Ordem das unidades, ordem das dezenas, ordem das centenas e ordem das milhares.


No material dourado a cada dez cubinhos das unidades trocamos por uma barrinha, subdividida de dez em dez. E a cada dez barrinhas trocamos por uma plaquinha que representa a centena. E a cada dez plaquinhas – cem- trocamos pelo cubo do milhar. 


O trabalho com Material Dourado possibilita a compreensão do agrupamento de dez em dez, isto é, do sistema de numeração decimal. O cálculo neste material inicia da direita para a esquerda, na ordem das unidades simples.


Com o Material Dourado podemos relacionar número e quantidade, realizar as quatro operações básicas, o cálculo de área e volume.  

O valor que o símbolo representa varia de acordo com a sua posição no número.

 

Com base na afirmação acima, estamos nos referindo sobre:

 

Assinale a opção correta.


O valor relativo do número.


A base numérica de um sistema.


A quantidade de algarismos para representação.


O sistema numeração decimal.


O valor absoluto do número.

Ensinar e resolver problemas é uma tarefa mais do que ensinar conceitos, habilidades e algoritmos matemáticos. Não é mecanismo direto de ensino, mas uma variedade de processos de pensamento que precisam ser cuidadosamente desenvolvidos pelo aluno com o auxilio e incentivo do professor. Um dos fatores mais difíceis de ser compreendido pelos alunos, pois exige análise, encontrar estratégias para resolução e saber executar.

Segundo Polya (1995) apud Onuchic (1999, p. 210), “resolver problemas era o tema mais importante para se fazer Matemática, e ensinar o aluno a pensar era a sua importância primeira”. Segundo o autor, para resolução de um problema devemos seguir quatro etapas. Obedecendo a ordem descrita por Polya, numere estas etapas em seguida assinale a sequência correta.

Etapa (    ) – Planejar a resolução  - construir estratégias de resolução.

Etapa (    ) - Resolver o problema – colocar as estratégias em prática, resolver o problema.

Etapa (    ) Verificar a solução  - ler o problema de novo e verificar se o que foi perguntado é o que foi respondido.

Etapa (   ) Compreender o enunciado – devemos ler o problema e identificar os dados fornecidos, e se possível, traçar um esquema que representa a situação.


2ª, 1ª, 4ª, 3ª.


2ª, 1ª, 3ª, 4ª.


1ª, 2ª, 4ª, 3ª.


2ª, 3ª, 4ª, 1ª.


1ª, 2ª, 3ª, 4ª.

Dados dois números inteiros, chama-se divisão entre estes números a operação que nos fornece um terceiro número, que indica quantas vezes o primeiro contém o segundo, ou seja, é o ato ou efeito de dividir, é a fragmentação do todo em partes.  A operação de divisão, assim como as outras operações, possui termos: dividendo, divisor, quociente e resto.

Assinale a alternativa que descreve a atribuição correta de cada termo da divisão.


Dividendo é o algoritmo que esta sendo dividido, quociente é o algoritmo que indica quantas vezes o dividendo será repartido,divisor é o algoritmo que indica o resultado da operação e o resto é a sobra ou não da divisão.


Divisor é o algoritmo que esta sendo dividido, dividendo é o algoritmo que indica quantas vezes o dividendo será repartido, quociente é o algoritmo que indica o resultado da operação e o resto é a sobra ou não da divisão.


Dividendo é o algoritmo que esta sendo dividido, divisor é o algoritmo que indica quantas vezes o dividendo será repartido, quociente é o algoritmo que indica o resultado da operação e o resto é a sobra ou não da divisão.


Quociente é o algoritmo que esta sendo dividido, divisor é o algoritmo que indica quantas vezes o dividendo será repartido,dividendo é o algoritmo que indica o resultado da operação e o resto é a sobra ou não da divisão.


Divisor é o algoritmo que esta sendo dividido,quociente é o algoritmo que indica quantas vezes o dividendo será repartido, dividendo é o algoritmo que indica o resultado da operação e o resto é a sobra ou não da divisão.

Páginas: 1234